Apoio:
O uso do GNV é amplamente difundido pelos benefícios econômicos e ambientais. Além de possuir todas as propriedades necessárias para o bom desempenho em veículos automotores, é uma opção de combustível mais limpo pois sua combustão não emite óxidos de enxofre e chumbo, além de possuir menor preço de comercialização.
Algumas questões vêm à tona quando o motorista considera fazer a adaptação do veículo, e a dúvida se a parte mecânica do automóvel será danificada é uma delas. No entanto, os especialistas afirmam que isso não ocorre quando a instalação é feita de acordo com as normais de segurança estabelecidas. O kit de instalação, que consiste em diversos equipamentos, somente deve ser instalado em oficinas credenciadas pelo INMETRO.
Essas oficinas fornecem o “Certificado de Homologação de Montagem”. Esse documento atesta que todas as normas técnicas estabelecidas pela ABNT foram cumpridas, permitindo que o veículo seja legalizado junto ao departamento de trânsito local, além da garantia e segurança. Além disso, a oficina deve oferecer ao usuário um manual ou cartilha, com informações sobre procedimentos operacionais de rotina, assim como a manutenção preventiva do carro, uma das precauções que o motorista deve tomar para não causar danos ao automóvel.
Quando o Kit Gás é instalado em oficinas autorizadas, o ideal é optar por materiais modernos, como os kits de 5ª geração. A nova tecnologia acompanha o desempenho do motor do carro, oferecendo a quantidade adequada que o componente precisa para funcionar corretamente.
Vale destacar o aumento da vida útil que o gás GNV fornece aos escapamentos, no mínimo 20% superior se comparado aos combustíveis fósseis, como a gasolina, por exemplo. Especialistas afirmam que o bico injetor também tem uma vida útil maior, afinal, é tecnologia limpa. Outra vantagem está em fazer com que o óleo dure por maior tempo, isto porque não há chances de contaminação.