Carro parado nas férias: Confira os cuidados que você deve ter

O período de final de ano é o momento de desacelerar e deixar o veículo parado na garagem, bem longe do trânsito. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados para manter o bom desempenho do veículo após as férias. O automóvel foi feito para estar em movimento, ao passar um longo período desligado, os componentes da máquina podem se danificar.

LEIA MAIS

+ GRUPO MOURA INVESTE EM ELETRIFICAÇÃO

Itens como motor, tanque de combustível e bateria são alguns dos que mais sofrem com as férias. A falta de uso provoca outro tipo de desgaste, diferente daquele de uso extremo, mas que também é capaz de causar falhas ao voltar ao trânsito.

1. Atenção redobrada com a bateria

Mesmo que a ideia seja curtir as férias sem depender do carro, é importante criar o hábito de ligar o motor uma ou duas vezes por semana. Caso a viagem não seja com o automóvel, João Carvalho, coordenador desenvolvimento de produto das baterias Moura, reforça a importância dos cuidados com a peça.

“ É indispensável fazer uma dupla checagem em todas as luzes e componentes eletroeletrônicos do veículo antes de seguir viagem. Deixar alguns desses itens ligados, como luz de cabine, a depender do tempo que o carro for ficar parado, pode acarretar em uma descarga profunda de forma irreversível na bateria”

2. De olho no óleo lubrificante

O óleo tem a importante função de manter todos os elementos do motor bem lubrificados, proporcionando um funcionamento de alto desempenho. O problema é que este óleo tem prazo de validade, algo que você deve ficar de olho.

Confira no adesivo de troca de óleo se o mesmo está próximo de vencer. Se sim, adiante a troca para evitar que o óleo vença no período de suas férias.

Essa troca preventiva faz com que o óleo não fique velho e sujo dentro do compartimento, evitando que grandes complicações aconteçam com o motor do veículo.

João Carvalho, coordenador de desenvolvimento de produto das baterias Moura e Jorge Moraes

3. Limpeza antes das férias

Se o seu veículo for ficar um tempo parado, é recomendável fazer uma boa limpeza, especialmente na parte externa. Isso porque, sujeiras na lataria, como lama ou fezes de passarinhos, podem corroer o verniz da pintura.

4. Combustível no tanque

Se você não tem planos de usar o veículo nas férias, possivelmente está considerando parar de abastecê-lo o quanto antes. Porém, o ideal é manter o tanque pela metade nesse período em que o automóvel estiver parado.

Essa medida “nem cheio, nem vazio” permite que o tanque tenha uma quantidade de combustível suficiente para não entupir e nem secar o reservatório, preservando assim, a vida útil do seu veículo.

5. Pneus mais calibrados

Quando um automóvel fica parado por um tempo, é normal que o pneu perca, pouco a pouco, sua calibragem. Por isso, antes de “aposentar” seu carro pelo próximo mês, dê atenção aos pneus.

Volta das férias com o veículo funcionando

Colocando em prática esses cuidados que você deve ter com seu carro uso, o veículo vai voltar com o máximo de desempenho assim que você precisar. Caso a vida útil da bateria chegue ao fim, pode ficar tranquilo que a Baterias Moura desenvolveu um serviço rápido e eficaz para solucionar esse problema, o Moura Fácil. Você pode solicitar uma nova bateria e receber onde estiver. O serviço de instalação é totalmente gratuito e a bateria só é paga depois de instalada.

Se tiver dúvidas sobre qual modelo mais adequado, no site Moura Fácil você pode pesquisar a bateria indicada para o modelo e ano de fabricação do seu veículo. O Moura Fácil identifica por geolocalização a loja mais próxima da sua casa. É possível identificar a bateria ideal para o seu carro, realizar o pedido e receber a bateria onde estiver, com a instalação realizada por um técnico homologado pela Moura.

Sua bateria chega de forma rápida, sem que você precise sair de casa ou do trabalho. Você pode optar pelo serviço expresso e receber a sua bateria nova em até 50 minutos, ou pode agendar o melhor horário.

Acesse > https://www.moura.com.br/

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade