Carro elétrico da Volkswagen bate recorde de velocidade em Nürburgring

O ID.R, carro esportivo da Volkswagen movido por dois motores elétricos, rodou o Nürburgring-Nordschleife em 6:05.336 minutos – mais rápido do que qualquer outro veículo elétrico anterior. Romain Dumas (F) bateu o recorde anterior estabelecido por Peter Dumbreck (GB, NIO EP9) em 2017 por 40,564 segundos. Com uma velocidade média de 206,96 km/h, o ID.R mais uma vez destacou a capacidade de desempenho do sistema de propulsão elétrica da Volkswagen. Este carro de corrida livre de emissões de 500 kW (680 cv) é o carro-chefe da ID futura família de carros totalmente elétricos da Volkswagen.

LEIA MAIS

+ Saiba como funciona o novo Laboratório de Protótipo Virtual da Volkswagen

+ Nota máxima do T-Cross faz da Volks a marca com mais carros 5 estrelas

“Nürburgring não é apenas o circuito de corrida mais exigente do mundo, é também o teste definitivo para veículos de produção”, afirma Herbert Diess, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen. “O ID.R dominou este desafio com grande distinção e completou a volta mais rápida sem emissões de todos os tempos. Como prova adicional de suas impressionantes capacidades de desempenho, a e-mobilidade da Volkswagen agora pode se chamar orgulhosamente de ‘aprovada em Nürburgring’. Felicito a equipa da Volkswagen Motorsport e o motorista Romain Dumas pelo terceiro recorde do ID.R”.

Em apenas doze meses, a Volkswagen Motorsport já estabeleceu três recordes de pista com o ID.R. Em 24 de junho de 2018, Romain Dumas alcançou o recorde absoluto de 7: 57.148 minutos no renomado Pikes Peak International Hill Climb (EUA). Apenas três semanas depois, ele alcançou um novo melhor tempo para carros elétricos de 43.86 segundos no Goodwood Festival of Speed, no sul da Inglaterra. O novo recorde do lendário Nordschleife foi agora adicionado a esta corrida bem-sucedida.

Para Romain Dumas, quatro vezes vencedor da corrida de 24 horas em Nürburgring, a volta recorde com o ID.R é outro destaque da sua pista favorita. “Ser recordista do Nordschleife me deixa incrivelmente orgulhoso”, diz Dumas. “Para mim, esta é a melhor e mais difícil pista de corrida do mundo. Quero agradecer à equipe da Volkswagen Motorsport, que mais uma vez fez um trabalho fantástico. O ID.R estava perfeitamente preparado para o Nordschleife e foi muito divertido experimentar a aceleração alucinante e as rápidas velocidades nas curvas”.

“Esta impressionante história de sucesso é o resultado de uma preparação meticulosa dos nossos engenheiros, o trabalho impecável de toda a equipa durante os testes e, claro, um desempenho de condução perfeito da Romain Dumas”, afirma o Director da Volkswagen Motorsport, Sven Smeets.

Para se preparar para o desafio de Nürburgring, a Volkswagen Motorsport deu ao ID.R uma reformulação completa em comparação com as voltas recordes em Pikes Peak e Goodwood, em apenas cinco meses. “Para esta versão evoluída do ID.R, a configuração aerodinâmica foi adaptada à maior velocidade possível, ao invés da máxima downforce”, explica François-Xavier Demaison, diretor técnico. “Com extensas voltas de teste no simulador e na pista de corrida, adaptamos o ID.R às condições exclusivas do Nordschleife, concentrando-nos principalmente no ajuste do chassi, gerenciamento de energia e escolha ideal de pneus para a tentativa de recorde.”

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade