BYD é a primeira montadora do mundo a ter certificação ESG

A gigante global BYD inovou mais uma vez. A empresa se tornou a primeira montadora do mundo a ter certificação ESG – sigla em inglês para “Environmental, Social and Governance” (ambiental, social e governança, em português) –, voltada às concessionárias da marca no Brasil.

A certificação é válida por três anos e realizada pela empresa ICV Brasil. O conceito ESG é um conjunto de diretrizes e recomendações para consolidar boas práticas ambientais, sociais e de governança dentro das organizações, trazendo impactos positivos para a sociedade como um todo. Esse assunto tão atual no mundo corporativo já está inserido no dia a dia da marca e agora também no cotidiano dos concessionários.

Para receber a certificação, cada concessionária BYD passa por um processo que inclui alguns tópicos, como o envio de um relatório com documentos necessários para que seja feito um completo diagnóstico. Treinamento, implementação de requisitos obrigatórios e auditoria interna para verificar se as ações estão sendo atendidas são etapas fundamentais para que a concessionaria possa solicitar a certificação.

“A certificação reforça nosso compromisso de cumprir aspectos de qualidade ambiental, social e de governança, fornecendo subsídios que comprovem transparência e valorização da marca”, destaca Henrique Antunes, diretor de Vendas e Marketing da BYD Brasil.

Diversos indicadores são necessários para a certificação. No caso de meio ambiente, por exemplo, são considerados os objetivos e as metas ambientais, gestão de resíduos, economia de água e até a utilização de matérias-primas orgânicas, que privilegiem a economia local.

Quando o assunto é social, a certificadora avalia diversos itens, como a existência de programas de voluntariado e saúde mental dos colaboradores, além de considerar a relação entre o salário base e as remunerações recebidas pelas mulheres.

“Somos um grupo composto por empresas com diferentes expertises, líder do mercado automotivo, com soluções conectadas e inteligentes, de impacto positivo para os negócios, as pessoas e o planeta. Nosso trabalho segue padrões globais e interligados da ONU. Estamos felizes em implantar este projeto pioneiro junto com a BYD Brasil”, diz Brenno Cavinato, diretor da VCOne.

Sua empresa, levou a ideia de certificação ESG ao mercado, em parceria com a ICV Brasil, pioneira no país na prestação de serviços especializados em inspeção, certificação, vistoria e treinamentos.

Primeiras concessionárias certificadas
As primeiras concessionárias da rede BYD que realizarão o processo de certificação e deverão receber os selos ESG em breve são: BYD Carmais, de Natal; BYD Dahruj de São Paulo; BYD Vega, de Belém (PA) e a BYD Original (Grupo Automob), de São José dos Campos.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade