Brasil já conta com 114 modelos de veículos eletrificados

O número de veículos eletrificados só cresce no Brasil. No acumulado deste ano, entre janeiro e outubro, o Brasil emplacou 114 modelos diferentes de veículos eletrificados leves (híbridos e elétricos plug-in).

A ampliação da oferta já aproxima o mercado brasileiro do europeu, por exemplo, que oferece entre 150 e 200 modelos de veículos elétricos plug-in. Os países europeus têm entre 150 e 200 modelos de veículos elétricos oferecidos ao consumidor.

Já a China, grande potência nesse segmento, tem entre 300 e 350, segundo o EV Outlook 2021, da Agência Internacional de Energia (IEA), a principal fonte global de informações sobre eletromobilidade.

Segundo o presidente da ABVE, Adalberto Maluf, “o Brasil está caminhando para se aproximar do perfil do mercado europeu de veículos elétricos”.

A variedade de opções ao comprador brasileiro, ainda que nem todos os modelos estejam disponíveis para comercialização imediata, pode ser medida pela evolução do mercado nos últimos cinco meses.

Em maio, segundo levantamento da ABVE Data, havia exatamente 70 modelos de veículos leves eletrificados no mercado. Já em outubro, com 114 modelos, aquele total aumentou 63%.

O crescimento da oferta ocorre num momento de evolução acentuada das vendas de veículos eletrificados leves no Brasil nos últimos três anos. Só em 2022, o aumento das vendas deve passar de 30% sobre 2021, devendo chegar em torno de 45 mil unidades emplacadas até dezembro.

MODELOS E RANKING DE ELETRIFICADOS EMPLACADOS NO BRASIL – JAN/OUT-22:

Artigos Recentes