Large 2 Moura Start Stop
Curiosidades

BMW Z3 comemora 25 anos desde o seu lançamento

Caoa Fev SBD

Apaixonados por esportivos de certo reservam um espacinho no coração para os modelos da BMW. E com o Z3 não é diferente. O modelo chegou a 25 anos de sucesso aparecendo inclusive nas telas do cinema junto com o agente secreto mais famoso do mundo, James Bond, em 1995

LEIA MAIS

+ BMW produz 200 mil unidades do elétrico i3

O BMW Z3 é produzido na fábrica de Spartanburg, nos Estados Unidos e foi o primeiro modelo alemão a ser construído em uma fábrica fora da Alemanha. Além disso, o carro já chegou a marca de 297.087 unidades produzidas.

Seu primeiro condutor foi ninguém menos que James Bond, durante o 17° filme da saga 007 – “GoldenEye”. A estreia ocorreu em novembro de 1995 e o carro foi o fiel companheiro do ator Pierce Brosnan, então intérprete do personagem. Curiosamente, o veículo que aparece no filme encontra-se atualmente no Museu da BMW em Munique.

Nesse mesmo ano, a série limitada BMW Z3 James Bond Edition – com apenas 20 unidades – foi lançada no mercado estadunidense. Seu sucesso foi grande e a produção teve que ser aumentada para 100 carros. No início de 1996, toda a produção anual do Z3 (15 mil unidades) já havia sido comercializada.

A carroceria do BMW Z3 foi projetada por Joji Nagashima, que também criou as linhas do BMW Série 5 e BMW Série 3. O BMW Z3 continuou a fórmula característica de um BMW Roadster: capô longo, traseira curta, posição de direção mais recuada, quase no eixo traseiro.

O BMW Z3 foi um sucessor digno, em tamanho compacto, do lendário BMW 507 dos anos 1950. O design foi capaz de combinar perfeitamente formas modernas e ousadas com detalhes clássicos como as guelras laterais. Hoje, o design do BMW Z3 é considerado um clássico atemporal e o modelo possui fã-clubes espalhados em todo o mundo.

SBD Parvi

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Lista VIP

Assine nossa lista e receba notícias em primeira mão.