Publicidade

BMW apresenta nova tecnologia que muda a cor do carro

A BMW apresentou uma tecnologia inovadora durante a CES 2022. A montadora alemã levou um veículo capaz de trocar a cor da carroceria aumentando assim a personalização do modelo. O iX Flow E Ink, apresentado no evento, tem capacidade de variar a tonalidade e pode ser utilizada tanto no exterior quanto no interior dos futuros carros da marca.

LEIA MAIS

+ BMW IX M60 SE DESTACA PELA TECNOLOGIA, DESIGN E MOTORIZAÇÃO

“No futuro, as experiências digitais não se limitarão apenas a monitores. Haverá cada vez mais fusão do real com o virtual. Com o BMW iX Flow, estamos dando vida à carroceria do carro”, disse Frank Weber, Membro do Conselho de Administração da área de Desenvolvimento da BMW AG.

Com a tecnologia, chamada de E Ink, é possível ter um carro mais discreto ou esportivo. Tudo funciona por meio de uma tecnologia que é comumente utilizada nas telas de E-Books. A pintura da carroceria é composta por milhões de microcápsulas, que tem diâmetro equivalente à espessura de um fio de cabelo humano.

Cada uma dessas microcápsulas contém pigmentos brancos com carga negativa e pigmentos pretos com carga positiva. Dependendo da configuração escolhida, basta um estímulo por meio de um campo elétrico para que os pigmentos brancos ou pretos se acumulem na superfície da microcápsula para dar à carroceria do carro a tonalidade desejada.

Além de servir como possibilidade de personalização, a tecnologia E Ink permite que o carro seja mais eficiente levando-se em consideração as diferentes habilidades das cores claras e escuras quando se trata de refletir a luz do sol e a absorção associada de energia térmica.

Em dias de sol forte, por exemplo, uma carroceria branca reflete melhor a luz do sol, diminuindo o aquecimento do veículo e do habitáculo devido à forte luz solar e às altas temperaturas exteriores. Em climas mais frios, uma superfície externa escura ajudará o veículo a absorver notadamente mais calor do sol.

Em ambos os casos, mudanças seletivas de cor podem ajudar a reduzir a quantidade de resfriamento e aquecimento necessária do ar-condicionado do veículo. Isso reduz a quantidade de energia que o sistema elétrico do veículo precisa e, com ela, também o consumo de combustível ou eletricidade do veículo. Em um carro totalmente elétrico, mudar a cor de acordo com o clima também pode ajudar a aumentar a autonomia.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade