Tecnologia

BMW apresenta a R 1200 GS autônoma que “auxilia” o piloto

O primeiro dia da Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas (EUA), já mostra que as marcas do setor de quatro e duas rodas estão investindo muito em tecnologia. Mostramos que a Harley-Davidson apresentou sua primeira motocicleta 100% elétrica, a LifeWare, e agora é a vez de a BMW apresentar a R 1200 GS autônoma. O modelo é capaz de ligar, acelerar, fazer curvas e desacelerar até parar – tudo sozinho.

LEIA MAIS

+ Harley-Davidson apresenta LiveWire, sua primeira motocicleta 100% elétrica
+ Testamos o Honda Elite, novo scooter que custa R$ 8.250 e é melhor que a PCX

O desenvolvimento desse veículo conceito de testes poderá trazer novas soluções em termos de dinâmica de condução, envolvendo situações de perigo e manobras de alta complexidade. Nesse ponto, a motocicleta autônoma pode ajudar o motorista a aprimorar permanentemente as suas habilidades de pilotagem, uma vez que realiza curvas perfeitas e os momentos ideais de frenagem e aceleração.

Primeira moto autônoma da BMW Motorrad, o modelo foi revelado em setembro do ano passado durante o BMW Motorrad Techday 2018, no campo de testes do BMW Group em Miramas, sul da França.

Essa iniciativa da BMW Motorrad, promotora de novas tecnologias no campo do motociclismo, não busca o lançamento de um veículo completamente autônomo. Em vez disso, a tecnologia criada a partir deste projeto deve servir como uma plataforma para o desenvolvimento de futuros sistemas para tornar a condução de uma motocicleta ainda mais segura e confortável, além de ampliar o prazer de pilotar, um dos pilares da marca.

Baixe meu E-book

Inscreva-se para receber seu e-book gratuitamente

Acompanhe nosso canal

300×250 NEO Blindados
300×250 Auto Parvi