Large Gasolina Dura mais 1
Oficina

Bateria do carro precisa de cuidados na hora da manutenção

SBD NEo

Responsável pelo funcionamento de toda a parte elétrica do veículo, a bateria é um dos principais componentes de um carro. Obviamente por se tratar de um item tão importante, ele merece todo o cuidado necessário e, como toda bateria, não dura para sempre. Por isso, é importante saber o que fazer caso o equipamento apresente defeito e onde realizar a troca.

LEIA MAIS

+ Vejas 10 dicas para fazer a bateria do seu carro durar mais tempo

Antes de tudo, é importante entender como funciona a bateria do carro. Ela é basicamente um armazenador químico de energia, que é recarregado pelo alternador do carro. Quando necessário, a energia química se transforma em energia elétrica, que é utilizada para dar partida e para alimentar o sistema elétrico do carro. Além disso ela é responsável pela iluminação e por manter os sistemas eletrônicos e elétricos em standby quando o carro está desligado.

Sabendo disso, se o veículo apresenta falha em algum sistema que é alimentado pela bateria, representa um forte indício de que o item precisa ser trocada. Problemas ao dar a partida geralmente é indicativo de que o equipamento precisa de manutenção, se isso acontecer, entre em contato rapidamente com um profissional para realizar a troca do equipamento. O procedimento leva de 10 a 15 minutos para ser concluído.

Cuidados

É importante saber qual a capacidade máxima do equipamento, para que não haja uma sobrecarga após a instalação de novos equipamentos no carro, como aparelhos de som potentes. Caso haja risco, é recomendado adquirir uma bateria secundária, que pode ser menor e até ser instalada no porta-luvas. Como foi dito anteriormente, a bateria continua funcionando mesmo com o carro desligado. Portanto, caso o veículo fique desligado por muitos dias, desligue o cabo do terminal positivo, para evitar a redução da vida útil.

Fornecer energia para dar a partida, é uma das principais funções, mas exige muita energia da bateria. Então, para economizar e evitar um uso desnecessário de energia, desligue todos os recursos elétricos antes de ligar o carro.

Quando houver necessidade de troca, a peça antiga deve ser descartada em locais especializados, através de empresas capacitadas para fazer esse procedimento. Por conter chumbo, o material pode contaminar o meio ambiente.

Pode ser problema na bateria:

– Partida lenta pela manhã funcionando normalmente o resto do dia
– Dificuldade de ligar o carro depois da utilização de acessórios elétricos
– Alta demanda do alternador após as partidas
– Dificuldade na partida após poucos dias sem funcionar o motor

Saiba mais:

– Clima quente diminui a vida útil da bateria
– Bateria descarregada por muito tempo pode sulfatar a peça
– Não ligar o carro com equipamentos elétricos ligados
– Clima muito frio atrapalha na hora de acionar a bateria

SBD Italiana

ME CONHEÇA MAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Lista VIP

Assine nossa lista e receba notícias em primeira mão.