Lançamentos

As marcas alemãs mostram o que têm de melhor em Frankfurt

SBD A3

Um Salão realizado no país de origem pode dar o gás necessário para as montadoras mostrarem aquilo que têm de melhor. No Salão de Frankfurt 2019 isso foi comprovado com as principais fabricantes alemãs que investiram no futuro do universo automotivo e exibem seus modelos de última geração no evento alemão.

LEIA MAIS

+ Volkswagen apresenta o compacto elétrico ID.3 com autonomia de até 550 km

A Porsche apresentou o Taycan, um sedã esportivo de quatro portas elétrico baseado nos conceitos do Mission E. Esse é o primeiro modelo da alemã que utiliza um motor totalmente elétrico e segue as linhas de design atuais da marca, se assemelhando ao Panamera, e estará disponível em duas versões; Turbo e Turbo S. A versão Turbo entrega 680 cv de potência e 86,6 kgfm de torque, indo de zero a 100 km/h em 3,2 segundos, a bateria de íons de lítio dessa versão tem capacidade de 93,4 kWh e um inédito sistema de 800V para carregamento, levando apenas 5 minutos para ter 100 km de autonomia, segundo a Porsche. No total, a versão Turbo tem 412 km de alcance.

Já a Turbo S, possui 760 cv e 107,1 kgfm, e consegue ir de o zero a 100 km/h em apenas 2,8 segundos. A bateria é basicamente a mesma da versão Turbo, mas possui uma autonomia maior, de 450 km de alcance. Ambos têm tração integral e chega a uma velocidade máxima de 260 km/h, e levam cerca de seis a oito horas para o carregamento completo da bateria.

Para os ansiosos pelo sedã elétrico da Mercedes, o Salão de Frankfurt já traz um gostinho do futuro. A fabricante alemã apresentou o conceito Vision EQS, que deve ser base para a formulação do três-volumes a ser comercializado. Dois motores elétricos são os responsáveis pela entrega de mais de 475 cavalos de potência e 77,5 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 4,5 segundos. A velocidade máxima ultrapassa os 200 km/h e a Mercedes-Benz estima autonomia de 700 km. Para a recarga, a montadora indica que apenas 20 minutos são suficientes para carregar até 80% da bateria em uma tomada de 350 kW. O EQS utiliza uma plataforma versátil para carros elétricos: a distância entre-eixos pode ser modificada, assim como a quantidade de baterias. O indicativo é que a base também funcione para outros modelos da Mercedes-Benz. No visual, a identidade é bem futurista com 188 luzes de LED na parte frontal, onde ficaria a grade. Por fim, ainda há espaço para uma investida ecológica – o EQS usa microfibra feita de garrafas PET recicladas no acabamento do painel.

No estande da BMW é possível ver o caminho que as montadoras estão seguindo. Eletrificação parece ser o norte do universo automotivo e a marca alemã prova que além disso, outro investimento está no prazer de dirigir. Exibindo não apenas novos veículos, a BMW mostra também estudos sobre tecnologias pioneiras que deverão ter um grande impacto na mobilidade individual. Todas as novidades expostas pela marca no Salão de Frankfurt fazem parte da estratégia NUMBER ONE > NEXT. O programa de apresentações multifacetadas da marca inclui as estreias mundias do Concept 4 e do i Hydrogen NEXT, além de novas adições para a família BMW X, com o X6, o X5 e o X1.

No estande ainda estão presentes o novo BMW Serie 1, o Serie 8 Gran Coupe e sua versão conversível, o Serie 3 Touring, o i3s com a edição RoadStyle e o i8 Ultimate Sophisto. Mas a principal novidade fica mesmo por conta do Concept 4, que faz sua estreia mundial mostrando o futuro do DNA da marca. O design chama a atenção, já que o esportivo possui linhas que esbanjam elegância e dinamismo. “O BMW Concept 4 incorpora a essência estética da marca”, destaca o vice-presidente sênior do BMW Group Design, Adrian van Hooydonk.

A Audi mostrou que o futuro já chegou com as novidades do seu estande. Entre os exibidos está o conceito AI:TR AIL, que promete ser o futuro do off-road, com motorização elétrica e conceito revolucionário de carroceria. Com um comprimento de 4,15 metros e largura de 2,15 metros, o potencial robusto do modelo é imediatamente aparente. A altura do conceito é de 1,67 metros com rodas de 22 polegadas, feitas especialmente para as trilhas fora da estrada. Outro modelo da Audi que está em Frankfurt é o RS 7 Sportback, com o intuito de expandir o portfólio de veículos de alta performance da marca. Como bom esportivo, o modelo possui embaixo do capô um motor 4.0 TFSI que produz 441 kW (600 cv) e entrega 800 Nm de torque. O Sportback de alto desempenho vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos com uma velocidade máxima limitada em 250 km/h que pode ser amentada para 280 km/h cm o pacote Dynamic e para 305 km/h com o pacote Dynamic Plus. Mas, eles não serão os únicos. Segundo dados da própria Audi serão 26 veículos da alemã presentes este ano.

SBD Geral Audi

Baixe meu E-book

Inscreva-se para receber seu e-book gratuitamente

Acompanhe nosso canal

300×250 NEO Blindados
RET Autoparvi Corolla
RET Q3
RET Geral Audi
RET A3