Curiosidades Mercado

Alterações na lei de trânsito brasileira entram em vigor

Entraram em vigor, nesta segunda-feira (12), as novas regras que regem a legislação de trânsito brasileiro sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro.

LEIA MAIS

+ Respeito ao ciclista no trânsito cidadão: cada um no seu espaço

O principal destaque vai para o tempo necessário para a renovação da CNH. Ao todo são 57 mudanças no código, que também traz alterações na pontuação, uso de farol baixo das rodovias, entre outros.

A partir de agora, motoristas com até 50 anos de idade deverão renovar a carteira de habilitação a cada 10 anos. Quem tem entre 50 e 70 anos, esse tempo passa a ser a cada cinco anos. Já aqueles condutores que tem mais de 70 anos, precisam renovar a CNH a cada 3 anos.

Mas, vale salientar que os novos prazos só passam a valer a partir da próxima renovação. Sendo assim, se a CNH do condutor tem validade para este ano, o vencimento continua o mesmo, valendo a nova regra apenas na próxima renovação.

Outra novidade vale para o limite de pontos acumulados. Com as novas regras, o condutor poderá atingir até 40 pontos antes de ter o direito de dirigir suspenso. Outra novidade é em relação ao transporte de crianças em motocicletas que passou da idade mínima de 7 anos para 10.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Lista VIP

Assine nossa lista e receba notícias em primeira mão.