Publicidade
Curiosidades Moura

A tecnologia do sistema start stop

Com a tecnologia cada vez mais presente no mercado automotivo, o sistema start stop é uma das principais inovações consolidadas nos últimos tempos.

LEIA MAIS

+ Grupo Moura investe em eletrificação

Os automóveis têm evoluído muito, hoje, além dos vidros elétricos, ar condicionado, direção hidráulica e tantos outros dispositivos, você conta com o sistema start stop.

Funcionamento

O sistema start stop desliga o motor do automóvel de forma automática quando ele para e volta a ligá-lo, instantaneamente, quando o motorista deseja movimentar o veículo. O sistema tem como objetivo diminuir o consumo de combustível. Além disso, foi projetado pensado para reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera.

Em suas primeiras modificações, ganhou um motor de partida melhorado e mais resistente, uma central eletrônica que comanda o sistema, detectando quando é necessário ligar ou desligar o motor do automóvel. Além disso, conta com um sistema de gerenciamento do estado de carga da bateria e uma bateria mais robusta capaz de atender um número bem mais elevado de partidas.

Existem algumas regras básicas para que o sistema funcione. Antes de tudo, o veículo precisa estar parado e com a rotação do motor em marcha lenta. No caso dos automóveis com câmbio manual, o pedal da embreagem deve estar solto e nenhuma marcha engatada. Já para os com transmissão automática, o freio deve estar pressionado.

O sistema start stop também é inteligente. Ao parar em uma ladeira, por exemplo, o sistema não desliga por motivo de segurança. Outra curiosidade é que durante a parada do automóvel, o sistema elétrico continua funcionando perfeitamente. Já em alguns modelos, somente o ar condicionado para de gelar e entra em modo de ventilação enquanto o carro está desligado. Já em outros, o ar condicionado continua ativado desde que a temperatura externa esteja acima de determinado grau.

A principal função do sistema start stop é diminuir o consumo de combustível e reduzir a emissão de poluentes no ar. Engenheiros falam que o sistema pode economizar até 10% no consumo médio de combustível. Portanto, com o start stop, o meio ambiente ganha e o seu bolso também.

A tecnologia start/stop é considerada o primeiro estágio de eletrificação veicular. Ela também ajuda o meio ambiente, pois promove uma sensível redução nas emissões de gases nocivos. Portanto, todas as vezes que o automóvel é desligado, o ciclo de geração de gases poluentes é interrompido, diminuindo, portanto, o volume emitido de CO2 e outras partículas.

Características da bateria start stop

A bateria para aplicação start stop é feita para suportar uma quantidade maior de partidas do motor do automóvel. Essas baterias têm um ciclo de vida 3x maior do que a convencional nos testes elétricos das maiores montadoras e o consumo para cada partida é pequeno se comparado com o de um motor normal, por causa da gestão feita pela unidade de controle do motor (ECU).

O sistema, por sua vez, sabe a posição exata dos pistões e realiza ajustes para uma partida rápida. E quanto mais rápida for a partida, menos energia elétrica será gasta.

Baterias Moura AGM

As baterias da linha AGM da Moura são destinadas para automóveis de alta performance que exigem baterias bem mais robustas, como os carros start stop. Eles são veículos que param em um sinal e o motor desliga e volta a ser ligado na saída, demandando uma maior quantidade de partida no dia.

A bateria start stop é bem diferente das baterias convencionais. Enquanto uma bateria Moura convencional é utilizada periodicamente durante as 24 horas do dia, a bateria AGM é projetada para várias partidas simultâneas, fato este que ocorre em veículos com sistema start stop. Para usar a bateria, você deve ficar atento a indicada para o modelo do ano do seu carro.

Baterias Moura EFB

Para desenvolver as baterias Moura EFB foi realizada uma Pesquisa & Desenvolvimento e melhoria de processos pelas equipes de Engenharia de Produto, Processo e Industrial. O produto é, ainda, um resultado de sinergia com os principais parceiros tecnológicos da companhia, em especial o Instituto Tecnológico Edson Mororó Moura (ITEMM).

A Moura EFB é referência mundial em tecnologia para carros com start stop e, por isso, é também a peça original das maiores montadoras do mundo. Com a bateria, você conta com mais tecnologia, energia e durabilidade.

Como você pode ver, a bateria para aplicações em veículos com start stop precisa ser AGM ou EFB para oferecer uma boa performance aos automóveis start stop. No entanto, para garantir que você adquira o melhor produto, a Moura oferece as melhores baterias para cada tipo de veículo.

ME CONHEÇA MAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Lista VIP

Assine nossa lista e receba notícias em primeira mão.