Rodízio de pneus equilibra o carro

Os pneus do carro nunca se desgastam de forma uniforma. São muitos os fatores que contribuem para isso, como a tração do veículo, distribuição de peso e até mesmo a forma de condução do motorista. Para que esse desgaste seja o mais equilibrado possível entre os quatro “sapatos” é preciso fazer o rodízio dos pneus conforme determina o manual do seu carro. Confira o vídeo:

Como deve ser feito o rodízio

Como será feito o procedimento irá depender do tipo de pneu e do tipo de tração do seu carro. Primeiramente identifique se o seu pneu é do tipo assimétrico, simétrico ou direcional. A segunda ação é verificar qual o tipo de tração do seu veículo, dianteira, traseira ou tração nas quatro rodas. Sabendo disso, você saberá qual tipo de rodízio aplica-se melhor ao seu automóvel.

 

Alinhamento e balanceamento

Quando for feito o rodízio, será necessário também fazer um novo alinhamento e balanceamento. Caso as rodas estejam mal alinhadas e sem regulagem adequada dos ângulos de cáster e câmber, o procedimento terá efeito reduzido, e em um curto período de tempo os pneus voltarão a apresentar desgaste irregular.

Deixe uma Resposta

Seu e-mail não será divulgado.
Campos marcadas com * são obrigatórios