Chevrolet anuncia venda do elétrico Bolt EV no Brasil na abertura do Salão de São Paulo

O Salão do Automóvel de São Paulo já começa com uma boa notícia para o mercado brasileiro. A Chevrolet abriu a mostra paulista no primeiro dia voltado para a imprensa automotiva anunciando a comercialização no Brasil do Chevrolet Bolt EV, o primeiro carro elétrico do mundo a combinar preço e autonomia semelhantes ao de um carro médio a combustão igualmente bem equipado. O preço parte de R$ 175 mil.

“A evolução das necessidades dos nossos consumidores demanda novas soluções, entre elas a conectividade e a eletrificação. Ao mesmo tempo que tendências sociais relacionadas a mobilidade urbana e sustentabilidade têm mudado a forma como as pessoas interagem com os automóveis. A Chevrolet vai liderar o território da eletrificação no país com o Bolt EV, um carro 100% elétrico que chega para democratizar esta tecnologia no Brasil” destaca Carlos Zarlenga, presidente da GM Mercosul.

Para o executivo, o caminho para a eletrificação envolve vários elementos importantes, como infraestrutura, custo dos veículos, políticas públicas e o reconhecimento dos benefícios proporcionados pela tecnologia, como a não emissão de poluentes. É neste quesito que os carros 100% elétricos mais se diferenciam dos híbridos.

O Bolt EV é capaz de rodar, em média, 383 quilômetros com uma única carga das baterias – número superior a qualquer outro veículo de sua categoria. O modelo ainda conta com sistema regenerativo que aproveita a energia dissipada em frenagens e desacelerações para alimentar as baterias.

A recarga é feita em tomadas e há opções que combinam com diferentes necessidades de deslocamento do usuário. No caso de um carregador semirrápido doméstico, uma hora garante 40 km extras de autonomia. Já em carregadores rápidos, encontrados em eletropostos, bastam 30 minutos para conseguir rodar mais 145 km.

Além de mais limpa, a energia elétrica gera economia para o motorista do Bolt EV. Hoje, o custo estimado por quilômetro rodado do elétrico da Chevrolet é cerca de quatro vezes inferior ao de um modelo do mesmo porte movido a gasolina.

O Bolt EV ainda oferece o alto torque característico dos motores elétricos. Arrancadas de 0 a 100 km/h podem ser feitas na casa dos 6,5 segundos.

Início das vendas

Para a GM, a indústria automotiva irá se transformar nos próximos 5 anos mais do nos últimos 50, seguindo o ritmo de mudanças que acontecem em outros importantes setores no mundo, sendo que, no futuro, os carros serão elétricos.

Megacidades, conectividade, novas soluções de mobilidade e sustentabilidade. Tudo isso tem influenciado na forma como os consumidores estão interagindo com os automóveis.

O Bolt EV representa a experiência e os investimentos de 20 anos que a GM faz nesta tecnologia como um todo, incluindo baterias. Tanto que os carros elétricos da empresa no mundo já rodaram mais de 4 milhões de quilômetros.

Bolt EV é a porta de entrada para a total conectividade e para os carros autônomos.

No Brasil, o Chevrolet Bolt EV começa a ser comercializado em 2019, e a configuração do modelo exposta no Salão do Automóvel de São Paulo é a mais completa.

Artigos Recentes